Logo-Finqi_branca

Risco de crédito: qual a importância de uma boa gestão de crédito

Risco de crédito: qual a importância de uma boa gestão de crédit

Compartilhe esse conteúdo

O risco de crédito é um desafio comum enfrentado por instituições e empresas. Esse risco está diretamente relacionado ao acesso ao crédito, um hábito cada vez mais presente na vida financeira dos brasileiros. A relação entre consumo e crédito é, de fato, intrínseca, o que faz com que o risco seja inevitável.

Embora o termo “crédito” deriva da palavra “crer”, que significa confiança, é fundamental que as empresas adotem uma boa gestão de crédito para minimizar os riscos. Uma gestão eficiente não só garante a saúde financeira das organizações, mas também contribui para a manutenção da confiança entre as partes envolvidas nas transações.

Neste artigo, vamos explorar a importância de uma boa gestão de crédito e como ela pode proteger tanto os credores quanto os tomadores de crédito.

Principais tópicos:

  • O que é risco de crédito?
  • Qual a relação entre risco de crédito e risco financeiro?
  • Risco de crédito e gestão crédito: onde se encontram?
  • Qual a importância de uma boa gestão de crédito?

Boa leitura!

O que é risco de crédito?

Basicamente, o risco de crédito é a possibilidade de que a parte devedora, que solicitou o crédito, não honre o pagamento da dívida, resultando em inadimplência. Em outras palavras, imprevistos podem acontecer, o que significa que nenhuma empresa está completamente livre de riscos. No entanto, é possível ter uma maior previsibilidade em relação à inadimplência por meio de uma análise de crédito cuidadosa e do monitoramento contínuo da carteira de clientes.

O risco costuma ser calculado com base na capacidade do solicitante de cumprir seus compromissos dentro dos prazos estabelecidos. Essa análise se fundamenta nos “Cs do crédito”, que são:

  • Caráter
  • Capacidade
  • Capital
  • Garantias
  • Condições

Tipos de linha de crédito

No Brasil, existem diferentes linhas de crédito e empréstimos. Veja três exemplos comuns:

Empréstimo consignado

Esse tipo de empréstimo é oferecido a funcionários de órgãos públicos, aposentados, pensionistas e empregados de empresas privadas. A principal característica é que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento do tomador, o que garante maior segurança ao credor.

Empréstimo com cheque especial

Já nesta modalidade de crédito é disponibilizada aos correntistas que têm uma conta bancária. O cheque especial é um crédito pré-aprovado, com um limite definido com base no perfil do cliente.

Cartão de crédito

Muito popular no Brasil, o cartão de crédito é uma forma de pagamento baseada na renda ou no perfil de consumo do cliente. Ele permite que o consumidor faça compras de forma parcelada, com a possibilidade de pagar o valor total ou mínimo na data de vencimento.

Qual a relação entre risco de crédito e risco financeiro?

O risco de crédito é, na verdade, um dos componentes do risco financeiro de uma instituição ou empresa. Ou seja, o risco financeiro é um conceito mais amplo, e o risco de crédito faz parte desse conjunto, pois se refere especificamente às perdas decorrentes da inadimplência de clientes ou parceiros.

Leia também | Política de crédito: Compreenda o seu significado e qual é o seu papel dentro de uma empresa

Risco de crédito e gestão crédito: onde se encontram?

A relação entre o risco de crédito e a gestão de crédito é intrínseca. Enquanto o risco de crédito se refere à possibilidade de perdas devido à inadimplência, a gestão de crédito trata do processo de identificação, avaliação e mitigação desse risco.

Em outras palavras, uma boa gestão de crédito implica na análise e controle eficaz dele. Isso envolve garantir que a exposição ao risco seja adequadamente identificada, medida, administrada e controlada, de forma a proteger a saúde financeira da empresa.

Leia também | A Importância e eficácia do motor de crédito para as empresas

Qual a importância de uma boa gestão de crédito?

A boa gestão de crédito é fundamental para garantir a saúde financeira de uma empresa. Realizar o monitoramento dos riscos ao conceder serviços relacionados ao crédito é uma das principais formas de mitigar a inadimplência. Isso porque a gestão de crédito envolve o gerenciamento cuidadoso da concessão de crédito, ajudando a evitar perdas e a melhorar o fluxo de caixa.

Adotar estratégias eficazes de gestão de crédito resulta em decisões mais informadas, baseadas em dados sólidos. Isso não só contribui para a mitigação de perdas, como também permite a identificação de perfis de clientes mais aderentes ao crédito, além de melhorar todo o ciclo de crédito da empresa, tornando-o mais eficiente.

Com a Finqi, a concessão de crédito da sua empresa é otimizada por meio da automação. Nossa tecnologia, combinada aos critérios definidos por você, transforma a análise de crédito, tornando-a mais ágil, precisa e objetiva.

Não deixe de entrar em contato com nossos especialistas para conhecer as soluções que podemos oferecer para o seu negócio e ajudar a melhorar sua gestão de crédito!

Confira outros conteúdos